icone Como Funciona o Caixa

Top  Anterior  Próximo

Antes de iniciar o uso do Controle Financeiro do Hábil Empresarial, é importante compreender o conceito e o funcionamento do Caixa do programa. Recomendamos que você leia este tópico com bastante atenção e consulte-o sempre que encontrar dúvidas sobre o controle de caixa.

 

IMPORTANTE !


O Hábil Empresarial permite à sua empresa, a partir da versão 7.0, o controle de vários caixas financeiros. Isso significa que você pode dividir lançamentos financeiros em vários caixas, ou ainda, controlar vários caixas paralelamente, o objetivo de implementarmos esta opção Não é incentivar a utilização como caixa 2, mas como caixas individuais, para departamentos diferentes ou como por exemplo no caso de construtoras que precisam de um caixa para cada obra. Outro exemplo, são os usuários que precisam abrir e fechar caixas diferentes várias vezes durante o período de expediente. Desta forma, é possível gerenciar, por exemplo, um caixa para cada funcionário.

 

Você também pode usar os caixas para separar por formas de pagamento. Fazer lançamentos com dinheiro em um caixa, pagamentos com cheque em outro, e assim por diante. Assim você terá o saldo por formas de pagamento e o saldo total somando os valores dos caixas.

 

As explicações abaixo se aplicam a todos os caixas que você cadastrar no programa. Tratamos as explicações no singular para facilitar a compreensão deste tópico.


 

Por se tratar de um caixa financeiro, o caixa do Hábil Empresarial registra toda a movimentação de entradas e saídas de valores que ocorrem no programa, desde que configurado pra isso. Lançamentos que ocorrem devido entradas de valores são lançados como créditos. Já os lançamentos que ocorrem devido a saídas de valores, são lançados como débitos no caixa.

 

Na tela Lançamentos no Caixa, você poderá acompanhar todos os lançamentos efetuados em: dinheiro, lançamentos bancários, convênios, índices (moedas), cheques de terceiros, cartões de crédito, crediário ou crédito de clientes. Nas explicações abaixo você encontrará um detalhamento de como o caixa do Hábil Empresarial se comporta diante de cada uma das formas de pagamento citadas acima.

 

tog_minusLançamentos no Caixa em Dinheiro

 

Lançamentos efetuados em dinheiro, não têm detalhes específicos a serem considerados, pois a forma de pagamento Dinheiro é a forma mais simples utilizada.

 

tog_minusLançamentos no Caixa através de Lançamentos Bancários

 

Para todos os lançamentos efetuados com Recebimento ou Pagamento de Contas, Vendas ou Compras de Mercadorias serão efetuados dois tipos de lançamentos no caixa com o mesmo valor, um para a operação realizada com o lançamentos bancários e um outro de Transferência do Caixa -> Depósito Bancário (em caso de recebimentos bancário) ou Transferência Débito em Conta -> Caixa (em caso de pagamentos bancário).

 

Atenção!

O objetivo desses lançamentos é informar ao usuário, através de lançamentos no caixa, que houve uma movimentação financeira de pagamento ou recebimento com lançamentos bancários. Como os lançamentos são realizados de formas opostas no caixa, um creditando e o outro debitando, o total contido anteriormente não é alterado e o valor obtido da movimentação é lançado corretamente nos Lançamentos Bancários.

 

tog_minusLançamentos no Caixa através de Convênios

 

Movimentações de valores através de convênios também serão lançadas no caixa. Ao efetuar uma transação dessa natureza, o Hábil Empresarial registrará o lançamento no caixa com o valor referente à mesma. Seguindo o mesmo conceito mencionado nos Lançamentos Bancários.

 

tog_minusLançamentos no Caixa com Índices

 

Outra forma de efetuar lançamentos no caixa é através de movimentações efetuadas em índices. Ao realizar pagamentos/recebimentos, você pode movimentar valores em outras moedas, além da moeda padrão (Real) definida no Hábil Empresarial.

 

LEMBRE-SE: Todos os valores movimentados em índices são automaticamente convertidos para Reais ao serem lançados no caixa. Caso você faça recebimentos e pagamentos usando outras moedas, ao observar o movimento do caixa, você verá que os valores foram lançados em Reais.

 

Veja mais informações sobre o controle em índices no tópico Gerenciando Índices.

 

tog_minusLançamentos no Caixa com Cartões de Crédito

 

Para todos os lançamentos efetuados com Recebimento ou Pagamento de Contas, Vendas ou Compras de Mercadorias serão efetuados dois tipos de lançamentos no caixa com o mesmo valor, um para a operação realizada com o cartão de crédito e um outro de Transferência do Caixa -> Cartão de Crédito (em caso de recebimentos com o cartão) ou Transferência de Cartão de Crédito -> Caixa (em caso de pagamentos com  o cartão).

 

Atenção!

O objetivo desses lançamentos é informar ao usuário, através de lançamentos no caixa, que houve uma movimentação financeira de pagamento ou recebimento com cartão de crédito. Como os lançamentos são realizado de formas oposta no caixa, um creditando e o outro debitando, o total contido anteriormente não é alterado e o valor obtido da movimentação é lançado corretamente na Manutenção de Cartões.

 

 

Atenção!


Para as formas de pagamento que efetuam lançamentos se contra partida, tais como Lançamentos Bancários, Cartão de Crédito, Convênio e Cheques, você poderá escolher se o Hábil Empresarial irá ou não efetuar o lançamento com valores contrários no caixa, para isso basta desmarcar a opção "Ao usar essa forma de pagamento, fazer uma transferência no caixa" que está localizada na tela de Formas de Pagamento. Escolha a forma de pagamento que deseja configurar, desmarque a opção e salve o cadastro, a partir disso o Hábil Empresarial não lançará mais no caixa os lançamentos de transferência. Lembrando que esta configuração poderá ser revertida. Na tela abaixo destacamos a opção que será necessário desmarcar.

 

lctos_contra_partida

 


 

  Veja também:

 

Formas de Pagamento

Lançamentos no Caixa